Foi inaugurado dia 03 de outubro um novo museu em Paris que vai deixar os amantes da alta costura empolgados para incluí-lo em seus roteiros! O Museu Yves Saint Laurent Paris está localizado em um palacete cheio de história, pois já servia de sede para a fundação criada em homenagem ao estilista e foi usado como estúdio por Saint Laurent a partir de 1974.
O museu mantem peças e objetos dos dias em que YSL trabalhava por lá. Sua mesa, seus livros, seus óculos e as obras de artes que o cercavam, como o retrato realizado por Andy Warhol em 1974, podem ser contemplados pelos visitantes. As principais criações de Saint Laurent também são apresentadas ao público, assim como vídeos com entrevistas e arquivos com fichas técnicas.
A intenção dos organizadores é que as peças fiquem expostas sob forma de uma retrospectiva até setembro de 2018, e em seguida o museu passe a organizar exposições temporárias, intercaladas pela retrospectiva para que as criações não sofram muito tempo de exposição, evitando os efeitos da luz, da poeira e das variações climáticas sobre as peças.
O Musée Yves Saint Laurent foi um projeto de seu companheiro Pierre Bergé, que buscava preservar, valorizar e difundir o legado do estilista. Ele também idealizou um segundo museu em Marrakech, que foi inaugurado alguns dias depois do espaço em Paris. A cidade foi usada pelo casal como destino de férias.
O palacete parisiense que abriga o Museu YSL fica na 5 avenue Marceau e funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Sexta-feira fica aberto até às 21h. A entrada inteira custa 10 euros, mas existe tarifa reduzida/gratuidade em alguns casos. Um programa cheio de estilo!