Pensar em Paris é pensar em amor! Mesmo que não se visite a cidade acompanhado de quem nos deixa com “borboletas na barriga” é impossível não se contagiar pelo clima local. Atualmente não se pode mais deixar cadeados pelas pontes – e, cá para nós, amor não deve mesmo ter como símbolo algo que prende, né? -, mas existem muitos outros locais para tirar fotografias românticas ou simplesmente pensar – e celebrar – o mais nobre dos sentimentos.
Obra do artista Frédéric Baron, o Le mur des je t´aime é um painel composto por mais de 600 azulejos em uma área de 40m². O muro é azul, com fragmentos vermelhos – que representam pedaços de um coração partido que se forem reunidos formam novamente um coração. Nele está escrito “eu te amo” em mais de 300 idiomas. Para que cada palavra fosse registrada de maneira correta ele contou com a ajuda da calígrafa Claire Kito. A ideia do artista é mostrar que muros não servem apenas para segregar.
Como é uma instalação em local público,que fica num jardim na Place des Abbesses, em Montmarte, é possível visitá-lo gratuitamente. Os horários variam de acordo com a época do ano. É só dar uma olhada no site oficial – que inclusive tem uma lojinha virtual – para se programar. Recomendo incluir uma passada lá no dia em que for passear pela região, uma vez que é um programa rápido de se fazer. Rende belas fotos e aquela sensação gostosa de ver que todos dizem eu te amo.