Todo(a) brasileiro(a) lembra – ou ouviu falar, pelo menos – do vexame na Copa do Mundo de Futebol…de 1998! Considero pior que aquele 7×1 em terras brasileiras o 3×0 da seleção francesa em cima da equipe brasileira na final da Copa da França. Talvez o fato de eu ser criança na ocasião tenha feito o trauma ficar pior. Vai saber. Questão é que a França chegou à final novamente e, infelizmente, o Brasil está eliminado. E como eu tenho bom coração decidi torcer pelos azuis dessa vez. A boa vontade anda tanta que resolvi até falar um pouquinho sobre a seleção francesa aqui no bloguinho. Allez les bleus!
Sete seleções campeãs mundiais se classificaram para a Copa do Mundo de 2018, que está sendo realizada na Rússia. Dentre elas, a França, que possui um único título. Justamente aquele conquistado em cima do Brasil. Durante as Eliminatórias, os franceses comandados pelo técnico Didier Deschamps venceram sete jogos, empataram dois e perderam um, conquistando a primeira colocação. Ao todo, foram 18 gols marcados e seis sofridos. A França é a atual vice-campeã da Eurocopa e chegou na Rússia como uma das favoritas.
Durante a primeira fase da Copa do Mundo a seleção francesa, que fazia parte do Grupo C, jogou contra a Austrália, Peru e Dinamarca. Foram duas vitórias e um empate. Na fase eliminatória ela venceu a Argentina, o Uruguai e a Bélgica (bem feito!). A final, contra a Croácia, está marcada para o domingo, 15 de julho, às 12 horas (Horário de Brasília), no Estádio Lujniki, em Moscou.
Um pouco mais sobre a seleção da França:
Nome da Federação: Fédération Française de Football
Fundação: 1904
Site: https://www.fff.fr/
Uniforme 1: Camisa azul, calção azul e meias vermelhas
Uniforme 2: Camisa branca, calção branco e meias azuis
Participações em Copas: 14 vezes
Melhor campanha em Copas: Campeã em 1998
Performance na Copa de 2014: Eliminada nas quartas de final
Outros títulos: Copa das Confederações (2001 e 2003), Eurocopa (1984 e 2000), Jogos Olímpicos (1984)
Jogadores escalados para a Copa 2018:
Goleiros: Areola (PSG), Lloris (Tottenham-ING) e Mandanda (Olympique Marselha);
Defensores: L. Hernández (Atlético de Madri-ESP), P. Kimpembé (PSG), B. Mendy (Manchester City-ING), B. Pavard (Stuttgart-ALE), A. Rami (Olympique Marselha), D. Sidibé (Monaco), S. Umtiti (Barcelona-ESP) e R. Varane (Real Madrid-ESP);
Meio-campistas: N. Kanté (Chelsea-ING), B. Matuidi (Juventus-ITA), S. Nzonzi (Sevilla-ESP), P. Pogba (Manchester United-ING) e C. Tolisso (Bayern de Munique-ALE);
Atacantes: O. Dembélé (Barcelona-ESP), N. Fekir (Lyon), O. Giroud (Chelsea-ING), A. Griezmann (Atlético de Madri-ESP), T. Lemar (Monaco), K. Mbappé (PSG) e F. Thauvin (Olympique Marselha).
Fonte: Esporte – iG.