BiblioMaison!

Neste sábado, 05 de maio, rolou no Rio de Janeiro o III Dia da Europa.

O evento aconteceu numa praça da Glória, zona sul da cidade, e contou com música ao vivo e várias barraquinhas com comidas e bebidas típicas de países como França, Espanha, Itália e Polônia, entre outros, e também stands de institutos culturais e de línguas, que distribuíram panfletos e brindes.

Foi na área reservada à biblioteca da Maison de France, a BiblioMaison, que descobri que ela existia (que vergonha, eu sei!). O seu acervo conta com cerca de 3.000 documentos físicos, entre livros (literatura, histórias em quadrinhos, livros de arte, ciências sociais, filosofia,livros infantis), assinaturas de periódicos (cerca de 50 títulos), DVDs e CDs.

Além das mídias físicas também é possível acessar, através dos computadores e tablets do local, importantes bancos de dados eletrônicos como o Europresse (revistas e jornais com Le MondeLibérationLireL’Express), o L’Harmathèque (eBooks da editora L’Harmattan) e o Izneo (histórias em quadrinhos).

A BiblioMaison também tem agenda cultural, voltada principalmente para as áreas de Letras, Livro e Leitura, Ciências Humanas e Artes. São lançamentos de livros, conferências, debates, exposições e seminários rolando o ano todo! E o melhor de tudo? É de graça! E ainda tem wifi liberado.

Para quem curte levar os materiais para casa emprestado é possível fazer o BiblioPass, que é a carteirinha da BiblioMaison. Ele tem o custo de 90 reais por ano (45 reais, para quem tem direito à meia-entrada). Esse passe também proporciona desconto de 20% nos cursos da Aliança Francesa no Rio de Janeiro e no autor do mês na Livraria da Travessa, além de outras vantagens.

A BiblioMaison funciona segunda, quinta e sexta das 10h às 18h, quarta das 10h às 19h e no 1º e 3º sábado do mês das 9h às 13h. Terças e domingos ela não abre. O endereço é Avenida Presidente Antônio Carlos, 58/11º andar.

Para se inscrever no BiblioPass é preciso apresentar identidade, cpf, comprovante de residência (de menos de 3 meses) e comprovante para justificar meia tarifa, caso se aplique. O pagamento é feito por depósito, transferência bancária ou dindin e a carteirinha fica pronta na hora.