França e moda têm tudo a ver, mas não só de peças prontas – desenhadas por estilistas famosos – se faz o amor por essa arte. Para quem se interessa por tecidos, que são a matéria-prima essencial para se fazer não só as roupas de alta costura, mas também as vestimentas cotidianas, a cidade de Lyon possui um museu dedicado a eles.
Lyon – que foi fundada em 43 a.C. – é desde o século XVI denominada a capital da seda, em virtude de um decreto assinado pelo rei François I. Atualmente a cidade sedia o Centro Francês do Têxtil, que serve como laboratório para inovações na área. O Museu de Tecidos de Lyon foi criado pela Câmara de Comércio da cidade e apresenta a história da seda em Lyon e da indústria têxtil de maneira geral. O acervo inclui não apenas tecidos, mas também tapeçarias, roupas e acessórios que contam cerca de quatro mil anos de história.
Localizado na rue de la Charité, número 34, o Museu de Tecidos fica no mesmo complexo arquitetônico que o Museu de Artes Decorativas (Musée des Arts Décoratifs) e com um único ingresso é possível visitar os dois locais e conferir tanto as exposições temporárias quanto as permanentes. A tarifa cheia custa 10 euros, mas existem casos em que ela é reduzida ou mesmo gratuita. O horário de funcionamento é de terça à domingo, das 10h às 18h.
Para quem gosta moda e de história uma visita ao Musée des Tissus tem tudo para ser um programa bastante interessante. Lyon fica a poucas horas de Paris e abriga 24 museus, além de vários eventos culturais ao longo do ano. 😀