Na cozinha – Receita de Crepe Suzette!

Segundo a lenda, a origem do famoso Crepe Suzette – uma das receitas mais tradicionais da culinária francesa – foi um erro de preparo por parte do cozinheiro Henri carpentier, que ao banhar a massa da sobremesa do Príncipe de Gales – futuro rei Eduardo VII – exagerou na quantidade de licor, o que fez com que o crepe flambasse. Ele teria servido assim mesmo e obtido sucesso junto ao príncipe e sua companheira de jantar, Suzette. A realidade, no entanto, parece ter sido outra. Em 1895, ano atribuído à criação da sobremesa, Carpentier tinha 14 anos e dificilmente seria designado a atender um príncipe. Mais tarde, ele ficou famoso e até chegou a chef na casa da família Rockfeller. Carpentier gostava de repetir esta história em seu livro Life à la Henri, mas há relatos que já em 1890,  Escoffier, um dos pais da cozinha moderna, flambava os seus crepes e contava que esta receita datava da Idade Média. Ou, seja, ninguém sabe exatamente de onde surgiu esta gostosura, mas caso você queira reproduzir em sua casa é só seguir a receita de um dos cozinheiros franceses mais famosos do Brasil, Olivier Anquier. Com certeza vai ser sucesso!

Ingredientes:

  • 250 g de farinha de trigo;
  • 3 ovos ligeiramente batidos;
  • 2,5 copos de leite (ou 1,5 copo de leite + 1 copo de cerveja) – Cerveja;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida;
  • 2 tangerinas;
  • 1 colher (sopa) de Cointreau (ou Curaçao ou Grand Marnier);
  • 80 g de manteiga ligeiramente amolecida (consistência de pomada);
  • 50 g de açúcar;
  • 1 cálice de Cointreau (ou Curaçao ou Grand Marnier), para flambar.

Modo de Preparo:

Para preparar a massa, peneire a farinha com o sal em uma tigela e acrescente, aos poucos, o leite (ou o leite e a cerveja).  Acrescente os ovos e a manteiga e misture bem, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 1 hora em local fresco, coberto com um pano. Após o descanso, faça crepes bem finos em frigideira antiaderente.

Para preparar o recheio, raspe as cascas das tangerinas (sem chegar à parte branca) e esprema uma delas, coando o suco obtido.  Misture a manteiga, as raspas, o suco e a colher (sopa) de Cointreau e bata bem com um garfo, até obter um creme homogêneo. Recheie os crepes com o creme de manteiga e dobre em 4. Coloque, aos poucos, em uma frigideira antiaderente bem quente e em fogo alto e, quando estiverem bem aquecidas, comece a flambá-las com o cálice de Cointreau. Sirva imediatamente.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *