Em 2011 estacionou no jardim do MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) a obra da artista parisiense Louise Bourgeois chamada Maman. Uma aranha enorme de bronze e aço com ovos de mármore com quase dez metros de altura e dez metros de diâmetro – pesando cerca de onze toneladas – que fazia alusão à sua dificuldade de lidar com a figura de sua mãe, com a qual a artista teve pouco tempo de convivência devido a perda prematura. Essa obra estava dentro da mostra “Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido”, que trazia outras criações da artista. Fiquei encantada com ela na época. Era de uma potência incrível.
Quem estiver em Paris até 28 de janeiro de 2018 vai poder ter um encontro com essa obra maravilhosa, além de diversas outras criadas por 39 artistas mulheres de gerações e nacionalidades variadas na exposição Women House, em cartaz na Monnaie de Paris (Casa da Moeda). O ponto da mostra é questionar através da arte grande parte dos estereótipos femininos, posicionando a mulher como centro de uma história, onde o símbolo da prisão doméstica se transforma em construção de identidade, o íntimo em político, o espaço privado em público e o corpo se torna arquitetura.
O título Women House homenageia o evento homônimo, realizado em 1972 pelas artistas Miriam Schapiro e Judy Chicago, co-fundadoras do Instituto de Artes da Califórnia, em Los Angeles, que é visto como um marco na história da arte feminista. Deve ser uma mostra incrível e uma oportunidade que não vale a pena perder caso a pessoa tenha interesse por arte e feminismo e esteja por terras parisienses. Podem inclusive comprar o catálogo e doar para o France avec Tata!
A Monnaie de Paris fica no endereço 11 Quai de Conti, 75006 Paris, funciona de terça-feira a domingo das 11h às 19h e nas quintas-feiras tem horário noturno até às 21h. A tarifa cheia custa 12 euros, mas nas quintas sai por 8 euros. Pros menores de 26 anos é grátis na primeira quinta-feira do mês, no horário noturno.
Ps.: Não consegui entender pelas fotos se é exatamente a mesma obra que veio para o Rio de Janeiro ou se é uma versão menor. Como ela está numa área interna acredito que seja o segundo caso.