Localizada na Île de la Cité, na parte subterrânea do átrio da Catedral Notre-Dame, a Cripta Arqueológica de Paris é um museu não tão conhecido, mas muito interessante. Ela foi construída em 1980, com o intuito de mostrar ao público vestígios arqueológicos descobertos durante escavações entre os anos de 1965 a 1972.
O visitante da Cripta se depara com uma história de mais de 2000 anos de Paris, passando por uma linha do tempo que vai desde o cais da antiga cidade de Lutèce, engloba a muralha que, no início do século IV, servia como proteção contra invasões bárbaras, passa pelos vestígios de uma antiga rua medieval e do Hospice des Enfants-Trouvés, um orfanato da época do Renascimento, entre tantas outras coisas. Mais recentemente temos os traçados do sistema de saneamento do século XIX, que visava livrar a cidade de epidemias.
A entrada na Cripta custa 8 euros, mas se a pessoa comprar o Paris Museum Pass ela está incluída. Esse passe vale muito a pena porque acaba animando o turista a visitar locais como este, que talvez passem despercebidos se precisarem ser comprados por fora. Por 5 euros é possível alugar um áudio-guia em espanhol, francês ou inglês. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas, podendo entrar até as 17h30. Acho que é uma passeio muito legal para todas as faixas etárias, basta que a pessoa goste de história.