Crypte Archéologique!

Localizada na Île de la Cité, na parte subterrânea do átrio da Catedral Notre-Dame, a Cripta Arqueológica de Paris é um museu não tão conhecido, mas muito interessante. Ela foi construída em 1980, com o intuito de mostrar ao público vestígios arqueológicos descobertos durante escavações entre os anos de 1965 a 1972.

O visitante da Cripta se depara com uma história de mais de 2000 anos de Paris, passando por uma linha do tempo que vai desde o cais da antiga cidade de Lutèce, engloba a muralha que, no início do século IV, servia como proteção contra invasões bárbaras, passa pelos vestígios de uma antiga rua medieval e do Hospice des Enfants-Trouvés, um orfanato da época do Renascimento, entre tantas outras coisas. Mais recentemente temos os traçados do sistema de saneamento do século XIX, que visava livrar a cidade de epidemias.

A entrada na Cripta custa 8 euros, mas se a pessoa comprar o Paris Museum Pass ela está incluída. Esse passe vale muito a pena porque acaba animando o turista a visitar locais como este, que talvez passem despercebidos se precisarem ser comprados por fora. Por 5 euros é possível alugar um áudio-guia em espanhol, francês ou inglês. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas, podendo entrar até as 17h30. Acho que é uma passeio muito legal para todas as faixas etárias, basta que a pessoa goste de história.

 

 

Olimpíadas em Paris!

Quando era criança eu tinha o sonho de acompanhar os Jogos Olímpicos bem de pertinho. Em 2016 o Rio de Janeiro foi sede e descobri que, apesar de ser um evento bem legal, que traz turistas e deixa a cidade num clima divertido, o alto custo de fazer as instalações dentro das especificações do Comitê Olímpico Internacional não costuma compensar porque os estádios e arenas ficam praticamente sem utilidade depois. Fora todo o problema de desvio de verbas e projetos de mobilidade urbana como o do metrô até a Barra, que ficou longe do que deveria.

Não sei se os motivos foram estes, mas o fato é que das cidades que se candidataram para sediar as Olimpíadas somente Paris e Los Angeles não quiseram sair da competição. Após Hamburgo, Roma e Budapeste retirarem suas candidaturas, o COI resolveu deixar que Paris e Los Angeles decidissem entre si quem sediaria os jogos em 2024 e quem ficaria com 2028. Paris levou 2024 e sediará o evento pela terceira vez, já que também recebeu os Jogos Olímpicos de 1900 e 1924.

A França está intimamente ligada às Olimpíadas, vale lembrar. O idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi um francês, o barão Pierre de Coubertin. Sua intenção era criar um evento esportivo mundial, que ocorresse de maneira periódica e buscou inspiração na Grécia Antiga. Os Jogos Olímpicos de Verão (que é o nome oficial) tiveram sua primeira edição em 1986, na cidade de Atenas, na Grécia.

Paris, que já é uma das cidades mais visitadas – e amadas – do mundo, tem tudo para fazer uma bela festa Olímpica. Tomara que os recursos sejam usados de maneira a não só proporcionar um bom evento para atletas e turistas, mas que também tragam melhorias para os moradores, já que são eles a pagarem a conta.