Coco avant Chanel!

Difícil pensar em alta costura sem lembrar da França e, principalmente, de Coco Chanel. A marca que leva o sobrenome de sua criadora é sinônimo de luxo e elegância e povoa o imaginário de pessoas ao redor do mundo, seja com o “pretinho básico”, a bolsa icônica ou famoso perfume nº 5. Para quem quer conhecer um pouco melhor a história por trás do Mito, existem algumas biografias e filmes que buscam contar sua vida.

Coco avant Chanel é uma dessas obras. Lançado em 2009, a cinebiografia é estrelada pela dyva Audrey Tautou e conta os anos antes da fama da menina que morou em orfanato e que mais tarde adotou o apelido Coco em apresentações musicais em cabarets. Vemos seus primeiros passos como costureira e o início da carreira de estilista criando chapéus para artistas de paris. A parte romântica fica a cargo do envolvimento com Arthur “Boy” Capel, que inclusive foi investidor de sua primeira loja. O filme não se propõe, portanto, a ser uma obra completa sobre sua vida. Seu enfoque é num recorte específico de tempo. Um filme de origem.

Por ter esse viés de acompanhar o desabrochar de Gabrielle a obra tem uma leveza que o deixa bem gostoso de assistir. É uma biografia “chapa-branca”, que não chega a tocar nos pontos mais polêmicos de sua vida e que, apesar de mostrar a personalidade forte de Chanel, foca mais em sua história de superação, em como ela era uma mulher a frente de seu tempo e visionária. Uma mulher que apesar de produzir moda, estava voltada para a autonomia feminina, uma vez que sua inspiração era a liberdade de usar calças, de se livrar dos espartilhos. Uma moda que foi buscar no armário masculino matéria-prima, mas que não transformou mulheres em cópias deles. Pelo contrário.

Para quem se interessa por moda e é fã de Chanel, o filme pode ser bastante interessante, mas acredito que mesmo quem não seja ligado neste universo corre o risco de gostar da obra, que conta com atuações muito boas e muito capricho na escolha de cenários, locações e figurinos. É a clássica história de superação, com um toque de girl power e roupas lindas. Uma combinação deliciosa para uma Sessão da Tarde.

 

Biscuiterie de Montmartre!

Localizada na 16 Rue Norvins, a Biscuiterie de Montmartre é uma loja super charmosa e excelente opção para comer os tradicionais macarons franceses. Eles também vendem biscoitos ao estilo daqueles amanteigados que encontramos no Brasil, suspiros, caramelos, massas de frutas, entre outros doces lindos e gostosos.
Além de se deliciar com as especiarias da casa, comprando a granel para comer na hora ou mais tarde, também é possível comprar macarons e outros doces – de vários sabores – em lindas latas decoradas. Elas são uma ótima opção de lembrança de viagem para pessoas queridas, já que elas poderão se deliciar com um doce tipicamente francês e ainda usar a lata como um charmoso porta-trecos.
Localizada num dos bairros mais interessantes da cidade, a loja – inaugurada em 2010 por Pascal Vezinet, que aparece na foto da postagem – tem uma decoração tradicional e ao mesmo tempo acolhedora, com uma aura que faz com que o visitante se sinta transportado para um mundo lúdico, romântico e delicioso! =)