Le mur des je t´aime!

Pensar em Paris é pensar em amor! Mesmo que não se visite a cidade acompanhado de quem nos deixa com “borboletas na barriga” é impossível não se contagiar pelo clima local. Atualmente não se pode mais deixar cadeados pelas pontes – e, cá para nós, amor não deve mesmo ter como símbolo algo que prende, né? -, mas existem muitos outros locais para tirar fotografias românticas ou simplesmente pensar – e celebrar – o mais nobre dos sentimentos.

Obra do artista Frédéric Baron, o Le mur des je t´aime é um painel composto por mais de 600 azulejos em uma área de 40m². O muro é azul, com fragmentos vermelhos – que representam pedaços de um coração partido que se forem reunidos formam novamente um coração. Nele está escrito “eu te amo” em mais de 300 idiomas. Para que cada palavra fosse registrada de maneira correta ele contou com a ajuda da calígrafa Claire Kito. A ideia do artista é mostrar que muros não servem apenas para segregar.

Como é uma instalação em local público,que fica num jardim na Place des Abbesses, em Montmarte, é possível visitá-lo gratuitamente. Os horários variam de acordo com a época do ano. É só dar uma olhada no site oficial – que inclusive tem uma lojinha virtual – para se programar. Recomendo incluir uma passada lá no dia em que for passear pela região, uma vez que é um programa rápido de se fazer. Rende belas fotos e aquela sensação gostosa de ver que todos dizem eu te amo.

 

 

Voar para a França!

O primeiro passo para organizar uma viagem para a França é pensar em como chegar lá. Infelizmente o teletransporte ainda não está disponível, então as opções são o avião ou o navio. Como pegar um cruzeiro Brasil-Europa demora bastante (por volta de duas semanas para atravessar o Atlântico!), a maneira mais prática é escolher uma das companhias aéreas que fazem esse trajeto.

Segundo o site da Skyscanner, as opções para voo direto entre o Rio de Janeiro e a França são a LATAM  e a Air France. Voos com escala são realizados por várias outras empresas, como a GOL, a TAP, a KLM e etc. Uma opção para quem não se importa com escalas é procurar voos deste tipo mesmo morando em uma cidade que tenha voo direto porque eles costumam ser mais baratos.

Para pesquisar preços é possível entrar diretamente nos sites das empresas ou usar sites de pesquisa como o Decolar e o Skyscanner, entre outros. A vantagem deles é que comparam diversos preços e permitem que o usuário crie um alerta para quando a passagem chegar num valor predeterminado. Mas é preciso prestar atenção porque muitos cobram uma taxa para a venda, o que pode fazer com que olhar nos sites da companhias seja mais barato.

Caso a intenção seja parcelar a passagem é preciso verificar onde vale mais a pena. A Air France permite fazer em até 4 vezes sem juros, enquanto no site do Decolar uma simulação de compra de passagens Rio-Paris deu como opção parcelar em até 6 vezes sem juros. Algumas agências fecham pacotes – também é possível comprar só a passagem – em 10 parcelas sem juros.

Segundo o site Melhores Destinos, a antecedência ideal para comprar passagens internacionais é entre 30 a 60 dias, na baixa temporada, e de 60 a 120 dias na alta. Para quem tem possibilidade de flexibilizar a época de tirar férias uma boa opção é programar a viagem para quando surgir uma promoção ou pelo menos evitar os meses de alta temporada.

Também é importante conferir as regras de bagagem que cada companhia possui, quantas malas e qual o peso permitido, qual o valor cobrado para levar mais peso/bagagem.Isso evita aborrecimentos e custos não planejados na hora do embarque. Além disso, é importante ler as regras do que pode ser levado na bagagem de mão e do que precisa ser despachado. Se você estiver com algo não permitido na hora do embarque vai ter que largar no aeroporto ou desistir do voo.

É importante lembrar também que a estadia permitida para turismo na França é de até 90 dias. Segundo o site do Consulado Francês em São Paulo as regras para a validade do passaporte são: “o passaporte deve ter validade superior a três meses a partir da data de saída do território europeu. Por exemplo, se você pretende permanecer por um mês na França, o passaporte deve ser válido por ao menos quatro meses. É recomendável viajar com um passaporte válido por pelo menos seis meses, no caso de você decidir permanecer 90 dias (permanência máxima autorizada sem visto)”.
Espero que as dicas tenham sido úteis! Bon voyage!

Connasse, Princesse Des Couers. – Festival Varilux!

O FestivalVarilux de Cinema Francês estreou oficialmente no dia 07 de junho, mas na segunda-feira (05 de junho) já rolou evento ligado ao Festival, com a apresentação dos filmes Connasse, Princesse des Coeurs e Beijei uma garota, ambos dirigidos por Noémie Saglio. Fui conferir Conasse, Princesse Des Coeurs e aproveitei o bate-papo que rolou depois, com a atriz principal e a diretora.

O longa de 2015 foi todo gravado com câmeras escondidas! Isso mesmo. As pessoas que participam não sabiam que estavam num filme, só foram informadas depois e as que não autorizaram tiveram seus rostos borrados, no clássico estilo de “pegadinhas” do SBT. A história gira em torno de Camilla (Camille Cotin), uma mulher da classe média parisiense que inconformada com o fato de ter que trabalhar e pagar impostos (entre outras chatices da vida cotidiana) resolve que precisa mudar as coisas. Como? Casando com o príncipe Harry, claro!

Com essa decisão ela resolve ir para Londres, onde se mete em várias confusões com seu jeito super sincero e, por muitas vezes, grosseiro e egoísta. A única pessoa que sabe que é uma ficção é a protagonista, o que rende cenas muito engraçadas – e constrangedoras. Admito que sinto muita vergonha alheia desse tipo de situação e em alguns momentos desviei os olhos da tela. Mas a plateia riu bastante. Acho que é uma frescura minha mesmo.

Na conversa que rolou depois ficamos sabendo que a direção foi feita também por Eloïse Lang e que o roteiro era bem sucinto e dependia muito das pessoas reagirem como elas esperavam, o que nem sempre acontecia exigindo flexibilidade e adaptação. Inclusive a camareira que lida super bem com a maluquice da protagonista é uma brasileira que estuda psicologia e achou divertido lidar com alguém tão peculiar. Ela acabou vendo como uma oportunidade de estudo. Já outras pessoas se sentiram ofendidas. Até roubo de cachorro teve.

A total falta de respeito às regras inglesas rendeu duas detenções para Camille Cotin. Isso é que é entrega ao papel! Elas contaram também que queriam fazer um filme onde uma mulher francesa tivesse a possibilidade de fazer comédia, o que segundo elas é raro no país. O longa se originou de um programa onde Camille já interpretava a insuportável Camilla. De certa forma é uma produção com um toque girl power, uma vez que tem mulheres na direção e protagonismo, além de trazer uma personagem que foge totalmente dos padrões esperados para mulheres. E isso é bom porque, afinal, mulheres podem ser tudo, inclusive connasses.

 

Maxime Manot!

Para quem gosta de música francesa, um novo nome está no ar: Maxime Manot! O cantor de 26 anos nasceu em uma cidade perto de Paris – Corbeil-Essones – e começou no meio artístico aos 15 anos, fazendo parte de bandas de rock como baixista e backing vocal. Há alguns anos percebeu que queria seguir carreira solo e resolveu estudar música até que em 2015 se sentiu pronto para se lançar no mercado como cantor e compositor.

Como entrar no meio musical não é fácil, ele resolveu recorrer à internet. Lançou vídeos seus cantando em francês e inglês covers de músicas de sucesso. Em alguns deles aparece cantando com sua noiva Saïna Manotte, em duetos apaixonantes. Com a projeção alcançada na internet ele conseguiu lançar seu primeiro EP, chamado Slow, e também o clipe “Courir après des rêves”.

Suas influências vão do pop ao jazz, passando pelo reggae e pelas músicas clássicas francesas, como as de Edith Piaf. Uma boa forma de conhecer seu trabalho – e treinar o francês – é curtir e seguir sua página no Facebook e acompanhar seus vídeos no Youtube. Espero que gostem da dica!