Os arrondissements de Paris!

Quem é carioca sabe que não há um jeito simples de andar pelo Rio de Janeiro. São várias ruas, ladeiras, vielas…Uma cidade sem um planejamento claro. É um charme, é? Mas certamente também é um desafio, tanto para moradores quanto para turistas. Paris, ao contrário, segue uma divisão bem delimitada, o que facilita bastante a vida de quem está visitando a cidade. É claro que como um bom turista o mais provável é que você se perca pelas ruas da Cidade Luz, mas sabendo como funcionam os arrondissements sua vida fica mais fácil.

Paris é dividida em 2o arrondissements, que são algo como nossos bairros. Eles, por sua vez, são divididos em 04 quatiers cada. É como se fossem sub-bairros. O primeiro arrondissement é onde fica o Louvre, o centro da cidade de Paris. A partir dele surgem os outros, em forma de espiral no sentido horário. Para saber onde fica determinado endereço a dica é olhar o CEP. A numeração 750 indica Paris e os dois números posteriores se referem ao arrondissement no qual o endereço se localiza. O museu do Louvre, por exemplo, fica no 75001.

Para o turista, uma forma simples de pensar é que quanto mais perto do centro, melhor. Os arrondissements 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8 e o sul do 9 são os que concentram a maiorias das atrações turísticas. Isso não significa, no entanto, que outros bairros da cidade não tenham seu charme. O famoso Montmartre, por exemplo, fica no 18 e é bastante procurado por turistas. Ele só demanda mais tempo de metrô para chegar ao centro. Como a cidade é pequena em termos de tamanho (quase 14 vezes menor do que o Rio de Janeiro!), mesmo ficar longe do centro não chega a ser um grande problema. Dá para fazer muita coisa andando e o transporte público é eficiente. Muitas e muitas linhas de metrô para se perder!

A dica principal é ficar de olho em hotéis dentro da cidade, em algum dos arrondissements. Existem opções mais em conta ao redor de Paris, na periferia. São as chamadas Portes. Não achei indicação de que sejam lugares perigosos, mas por não estarem dentro da cidade o transporte acaba sendo mais demorado e se perde um pouco da magia de estar hospedado dentro de um cartão postal. Procurando bem, dá para encontrar uma opção que caiba no bolso e fique dentro de Paris. 😉

 

Compartilhe este post:

Uma opinião sobre “Os arrondissements de Paris!

  • 10 de maio de 2017 em 16:22
    Permalink

    Ótimas dicas! Se eu tivesse noção dessa organização, teria apriveitado mais minha viagem.

    Por questões de baixo orçamento eu fiquei no hotel Campanile em Arcueil. É um hotel três estrelas, limpo, com ambiente moderno, clean e com bom serviço, por um preço na média da concorrência, porém mais agradável. Ele fica a 1 km da estação de metrô Arcueil-Cachan ou da estação Laplace (fica no meio do caminho entre as duas estações). É fora da cidade de Paris propriamente dita, mas Paris é “pequena” e o transporte público é eficiente, é fácil ir do hotel para qualquer lugar dentro da cidade-luz. Esse hotel fica a 7km da torre Eiffel, por exemplo (você chega em menos de meia hora de metrô a partir do momento que saiu do hotel).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *