Montmartre guarda muitas atrações interessantes, para quem se dispõe a andar por suas vielas e ladeiras. Uma delas é o charmoso Museu de Montmartre, que fica no número 12 da Rue Cortot.
Localizado no mais antigo prédio da região, este museu não tem nenhuma obra muito famosa. O diferencial dele é a sensação mágica que nos proporciona, por ter sido residência e ponto de encontro de artistas como Renoir, Suzanne Valadon e Émile Bernard.
Algumas obras famosas de Renoir foram pintadas ali, já que o artista instalou seu ateliê neste endereço na década de 70 do século XIX. O jardin do museu foi recriado de acordo com o retratado em suas obras, inclusive o balanço que aparece no quadro La Balançoire.
O acervo do museu é composto de pinturas, cartazes, porcelanas, litografias e desenhos realizados por nomes como Toulouse-Lautrec, Modigliani, Kupka, Valadon e Utrillo. Existe uma sala dedicada ao Cancan, dança muito presente nos cabarés. O famoso cartaz criado por Alexander Steinlen para o Le Chat Noir está entre as obras do local. O cartaz deste cabaré é tão famoso que se encontra estampado em diversos produtos.
Além das obras permanentes o museu também abriga exposições temporárias, uma réplica de parte do bistrô frequentado Maurice Utrillo e o apartamento-ateliê de Valadon e Utrillo. A partir do jardin é possível ver o vinhedo de Montmartre e também uma parte do bairro, que é puro charme. Uma visita ao Musée de Montmartre certamente é uma opção muito interessante para incluir no roteiro. Ele pode ser feito no mesmo dia de outras atrações do bairro porque não é um programa muito demorado. Um museu tranquilo, sem muita gente, com um ar bucólico e que encanta por sua aura histórica e artística.