É época de Páscoa e que tal falarmos um pouquinho sobre as semelhanças e diferenças entre o Brasil e a França no modo de celebrar essa data tão especial? Seguem algumas curiosidades e aproveito para desejar uma Feliz Páscoa a todas e todos! Joyeuses Pâques!
– Enquanto no Brasil a Sexta-Feira da Paixão – dia em que Jesus foi crucificado – é feriado, na França o dia de folga é na Segunda-Feira seguinte ao Domingo de Páscoa. Ele é chamado de Lundi de Pâques e vem da época em que a Igreja Católica comemorava a semana inteira posterior à Ressurreição de Cristo. A exceção fica por conta dos territórios franceses fora da Europa e também para a região da Alsácia.
– O chocolate também está presente na Páscoa Francesa, mas nem sempre na figura do Coelho de Páscoa. Em algumas regiões do país se diz às crianças que são os sinos das igrejas que trazem os ovos, coelhos e galinhas de chocolate para elas. Essa tradição vem do fato que os sinos não tocam entre a quinta-feira e o sábado da Semana Santa em respeito ao martírio de Jesus. Daí nasceu a lenda de que os sinos iriam a Roma serem abençoados pelo Papa e deixariam os chocolates pelo caminho na volta.
– Na Alsácia é o Coelho de Páscoa (Le lapin de Pâques) quem traz os chocolates numa caça aos ovos parecida com a que temos no Brasil. Em Bessières e Mazeres é tradição de Páscoa o preparo de um omelete gigante, feito com 15 mil ovos!
– Apesar de também optarem pelo peixe na Sexta-Feira Santa, o prato típico da Páscoa na França é o cordeiro, que simboliza o sacrifício de Jesus. Há também o Gâteau de Pâques, um bolo assado em formato de cordeiro. Em algumas regiões como a Alsácia (sempre ela) se faz também um biscoito nesse formato, que recebe o nome de Lamala.
Espero que tenham gostado e que comemorem essa data com muitos chocolates, sejam eles trazidos por coelhinhos ou sinos! 😉