Pensando em estudar francês com professores nativos? Que tal aliar essa vontade de aprendizado com a oportunidade de colaborar com uma causa super justa? A instituição Abraço Cultural é uma organização não governamental que tem por objetivo promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização dos refugiados através de aulas de idiomas. Eles buscam ser um ponto inicial de inserção do refugiado no mercado de trabalho e também uma porta de entrada para o contato entre a cultura brasileira e a de origem, com o objetivo de integração e quebra de preconceitos.
O Curso Abraço Cultural possui turmas, tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos, nas cidades do Rio de Janeiro (Botafogo e Tijuca) e São Paulo (Pinheiros), onde eles também oferecem a opção de aulas particulares. Além do francês, é possível estudar inglês, espanhol e árabe. Ao virar aluno do Abraço Cultural, além de poder colaborar com a entrada de refugiados no mercado de trabalho de maneira digna, o aluno ainda tem a vantagem do custo deles ser menor que o dos cursos tradicionais. O Abraço Cultural também promove atividades extras que visam promover a cultura dos países de origem e oferece a possibilidade de parceria com empresas para montar curso de línguas para os funcionários.
Atualmente o Abraço Cultural já conta com 800 alunos inscritos, em 84 turmas. São 40 refugiados capacitados como professores. Vale a pena conhecer um pouco melhor esse projeto! 😉