Paris é uma cidade cheia de belas igrejas, sendo as mais famosas Notre-Dame (lembram do Corcunda?) e Sacré-Coeur. A estrela desta postagem, porém, é a Sainte-Chapelle. Localizada na Ile de la Cité, dentro do terreno do Palácio da Justiça, ela foi construída por ordem de Louis IX, na segunda metade do século XIII, para receber a coroa de espinhos de Cristo.
A Linda igreja gótica é dividida em duas partes e foi construída para ser a capela do Palácio Real que havia no terreno. A área térrea era de uso de funcionários do castelo e de nobres que ali residiam, enquanto a parte superior era reservada à Família Real. Nos anos da Revolução Francesa a capela acabou sendo usada como escritório administrativo, tendo seus famosos vitrais tapados por armários. No século XIX foi restaurada, uma vez que passou por muitos anos de vandalismo.
A Sainte-Chapelle acabou entrando no nosso roteiro porque ficava perto da Conciergerie (onde a Maria Antonieta, entre outros, ficaram presos na Revolução Francesa) e também era coberta pelo Museum Pass (pensem num passe maravilhoso!).E como valeu a pena! A capela não é muito grande, mas é lindíssima. Principalmente a parte de cima, que foi pensada para servir ao Rei.
Rende fotos muito legais e também dá uma sensação incrível de estar num lugar cheio de história e simbolismo. Acho as igrejas góticas as mais lindas. Como não é muito grande, dá para fazer perfeitamente em conjunto com a Conciergerie, que é mais cansativa.
Para quem não quiser comprar o Museum Pass (apesar de eu insistir que é uma boa decisão comprar!), o ingresso para entrar nela é 10 euros, tarifa cheia. Para quem quiser comprar o combo Sainte-Chapelle e Conciergerie o ingresso sai por 15 euros. No site oficial eles explicam quem tem direito a descontos ou gratuidade. A Sainte-Chapelle funciona entre 09h00 e 17h00 nos meses de janeiro a março e outubro a dezembro.De abril a setembro o horário é entre 09h00 e 19h00. Tous lers jours!